na cidade

Antigos bailes da SMUP inspiram novo mural artístico na Parede

A iniciativa, promovida pela União das Freguesias de Carcavelos e Parede, conta com o talento da artista Mariana Santos.
Obra foi criada a partir de uma fotografia.

Fundada a 4 de março de 1899, por iniciativa de um grupo de cidadãos residentes na Parede, a centenária SMUP (Sociedade Musical União Paredense) é uma das associações com mais história no concelho de Cascais. Com foco na música, desde logo, criou uma banda filarmónica e, ao apostar num conceito recreativo, tornou-se um ponto de encontro para a sociedade local. Os bailes que realizava tornaram-se bastante concorridos entre o final dos anos 30 e início dos anos 60 do século XX. Agora, estão imortalizados num mural nos Jardins da Parede.

Curiosamente, não é numa parede qualquer. A intervenção artística, promovida pela União das Freguesias de Carcavelos e Parede (UFCP), tem como objetivo reabilitar um posto de transformação (infraestrutura de rede elétrica), localizado na Avenida dos Plátanos. A renovação visual deste tipo de espaços tem sido uma aposta da Câmara Municipal de Cascais nos últimos anos, com o intuito de contribuir para uma paisagem urbana mais agradável.

A artista responsável é Mariana Santos que, através da pintura e inspirada pela história da coletividade, homenageia os bailes da SMUP. A imagem é a recriação de uma fotografia do livro “Parede, a terra e a sua gente”, escrito por José Pires de Lima, que serviu como ponto de partida para a intervenção. “O resultado final pretenderá enaltecer o tecido cultural inerente à nossa freguesia”, refere a UFCP. 

“Logo no início dos anos 30, o espaço promovia festas de Carnaval, afamadas naquela altura, e também marchas populares muito aplaudidas pela população. Já nos anos 50, os bailes promovidos pela SMUP eram sempre momentos de interação social importantes para os paredenses. Momentos que, de um modo ou de outro, se mantêm até aos dias de hoje, com a SMUP a ser um polo agregador e de convívio social na Parede”, refere a Câmara Municipal de Cascais. 

Por ter a sua génese assente no desenvolvimento da atividade cultural, pouco tempo depois de abrir portas a SMUP criou também uma escola de música, tendo hoje uma longa história de formação nesta área. Ao longo dos anos foram diversas as manifestações culturais, de ação social e, claro, de entretenimento, criando forte relação com a comunidade. Em 2009, recebeu o estatuto de Instituição de Utilidade Pública.

Atualmente, fazem parte da estrutura cultural da SMUP uma banda filarmónica, uma companhia de teatro e uma escola de música, teatro e dança. Apresenta semanalmente uma programação vasta com diversos concertos, que acontecem na sede situada no número 319 da Rua Marquês de Pombal, na Parede.

De seguida, carregue na galeria para ver imagens da nova obra de arte urbana. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA