na cidade

Após 4 empresas bem sucedidas, Filipa Soares criou um clube de networking em Cascais

O evento acontece no sábado, 7 de junho, no Forte de Santo António da Barra e promete impulsionar novos negócios e relações.
A empresária de 40 anos.

Filipa Soares iniciou a sua trajetória profissional em 2007, logo após concluir a licenciatura em Economia. Começou por enviar candidaturas e foi aceite na KPMG, onde trabalhou durante uma década. Após esse período, decidiu abraçar novos desafios e aceitou um cargo no banco brasileiro ITAÚ, onde permaneceu por mais três anos.

A empreendedora fundou a sua a primeira empresa, a Vanytime, no final de 2017, quando ainda trabalhava no setor bancário. “A ideia surgiu de forma muito natural, como resposta a uma necessidade, pois tanto eu como a minha colega sentíamos falta de um conjunto de serviços agregados, desde manicure a cabeleireiro. Na altura não existia nada do género, por isso, decidimos criar”, explica Filipa, atualmente com 40 anos. Pouco depois do lançamento do projeto, acabou por se dedicar ao exclusivamente ao negócio.

“É curioso como sempre tive uma veia empreendedora. Desde os cinco anos que criava peças e vendia coisas na escola, por isso, percebi rapidamente que este era o caminho que devia seguir.” Em 2019, lançou a sua segunda empresa, desta vez ligada à sua área de formação e consultoria, a Clínica do Empreendedor. “Em vez de cuidar da saúde das pessoas, cuidamos dos negócios”, explica. Posteriormente, investiu também no setor da restauração, com projetos como uma marca de vinho colorido e o espaço Cookielândia, em Lisboa.

Porém, Filipa reconhece o desafio de apostar em setores que não conhece profundamente. “É assustador começar um negócio numa área que não dominamos. Posso dizer que tenho empresas de alimentação e não sei cozinhar, nem bebo muito vinho. É tão assustador como desafiante. Gosto de dizer que não precisamos de saber fazer, apenas de ter o contacto de alguém que saiba. Como em qualquer empresa, aprendemos muito com a experiência e através do método tentativa e erro”, admite.

O seu mais recente projeto surgiu quase “como uma brincadeira”: um clube de empresários. “Em dezembro de 2024 comecei a receber muitas mensagens de pessoas a pedir contactos. Como não conseguia responder a cada um individualmente, criei um grupo no WhatsApp para partilhar as respostas. A notícia espalhou-se rapidamente e surgiram outros empresários a querer entrar. Enviei o link para a lista exclusiva da Vanytime e, pouco depois, o grupo já tinha cerca de 200 participantes”, relata.

Devido à rápida adesão, foi necessário limitar o grupo e organizar o processo de comunicação. “Não é um clube de networking tradicional, pretendemos criar um ecossistema de colaboração que ganhou vida própria”, sublinha Filipa. Após meses de interação online, os membros decidiram agendar uma reunião presencial. O primeiro encontro está marcado para o próximo sábado, 7 de junho, e terá lugar entre as 17 e as 20 horas, no Forte de Santo António da Barra, no Estoril.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por CLUBE DO EMPREENDEDOR (@clubedoempreendedor.pt)

 

O local escolhido foi o Forte de Santo António da Barra no Estoril. O objetivo é mostrar marcas portuguesas e interligar com empreendedores que tem a ambição de crescer “e querem fazer história”. Neste encontro haverá finger food, cocktails e ainda vários desafios para ajudar a quebrar o gelo. Juntará cerca de 200 empreendedores. 

“Um dos jogos será um amigo secreto, onde as pessoas terão de encontrar x pessoa para receberem um brinde. Além ainda do bingo, onde os participantes terão de fazer os desafios para ganhar um brinde no final”. Tudo isto, visa fortalecer a ligação humana que mais tarde podem nascem em novos negócios. 

Como se trata do primeiro encontro, será por convite e privado. No entanto, no futuro há a ambição de abrir o evento ao público para quem procura dar os primeiros passos do mundo empresarial e ainda não sabe como. Os encontros vão decorrer trimestralmente e contam com marcas parceiras de modo ajudar a os negócios.

Filipa promete que terá novidade para o público durante as próximas semanas, por isso basta acompanhar a conta do Instagram para que não perder a oportunidade de participar num destes encontros. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA