A Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris vai ter um novo quartel-sede. O empreendimento, que promete melhorar as atuais condições da corporação e oferecer outros serviços, foi apresentado na terça-feira, 20 de maio. O projeto engloba a construção de um quartel, ginásio, zona clínica e espaços verdes, cumprindo as normas de construção sustentável. A obra está a cargo do gabinete de arquitetura dirigido pelo arquiteto Miguel Arruda e espera-se que seja concluída nos próximos três anos.
“É importante continuar a investir nos bombeiros, pois são a forma mais eficaz de chegar à população”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, durante a apresentação. A sessão contou também com a presença de Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da autarquia, da direção e operacionais dos Bombeiros do Estoril e dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.
O autarca salientou ainda que o executivo municipal também forneceu equipamentos de proteção individual e outros equipamentos às cinco corporações do concelho. Além disso, resolveram dívidas antigas, que, no caso dos Bombeiros do Estoris ascendiam a 1,3 milhões de euros, e melhoraram as condições físicas dos quartéis. “Portanto, espera-se que nos próximos anos não sejam necessários grandes investimentos neste setor”, acrescentou.
Localizado no Estoril, “o novo quartel é um projeto virado para o futuro, mais moderno e permite albergar mais viaturas”, realçou Vítor Paula Santos, responsável pelo projeto. No entanto, a construção também terá alguns desafios, resultantes das características da área de implantação. “Tivemos de criar um muro de betão, pois havia uma necessidade de contenção física do terreno, o que foi determinante em toda a conceção estética do projeto”, revelou o arquiteto Miguel Arruda.
