na cidade

Bossa Market: os sabores e os ritmos do Brasil invadem o Estoril este fim de semana

A FIARTIL vai acolher 100 expositores de diferentes marcas, concertos de artistas brasileiros e vários espaços de restauração.
Bloco Sardinha Imperial marca presença na primeira data.

Este ano, o verão chega mais cedo ao Estoril com o ambiente tropical que vai tomar conta da FIARTIL — Feira de Artesanato do Estoril este fim de semana, 8 e 9 de junho. Durante dois dias, o lifestyle brasileiro vai ser celebrado no Bossa Market que junta, no mesmo espaço, música, moda, gastronomia e entretenimento. Para as marcas, a iniciativa funciona como uma montra e para os visitantes é um dia bem passado, ao ar livre.

Em pleno século XXI, Portugal está a redescobrir o Brasil, mas desta vez sem sair de terras lusas. Com o aumento do número de brasileiros a morar no nosso País, têm-se multiplicado os restaurantes, lojas e eventos musicais que dão a conhecer novos sabores, produtos e sonoridades com que os portugueses não estavam tão familiarizados. Foi da vontade de dar a conhecer os novos empreendedores e as marcas com raízes brasileiras que Fabiana Barcelos, a viver há cerca de 15 anos em Portugal, decidiu fundar o evento. 

A primeira edição aconteceu em 2018 e foi interrompida apenas devido à pandemia. Esta, que será a quinta edição, garante estar melhor que nunca e espera atingir os números de 2023, que recebeu mais de 12 mil pessoas nos dois dias. 

Com 100 expositores, vai encontrar por lá marcas de swimwear, roupa de mulher, homem e miúdo, acessórios de moda, joalharia, artigos de design, decoração e artesanato. Entre elas estão a FetuGata, a Pipe, a Panqueca, a Abacaxi Brasil, a Banga Swimwear, a Cais 16, a Anonyme, a Madê, a Encantos do Mundo, entre outras. Para a fundadora, este é um momento importante para que as marcas tenham um contacto próximo com o público, essencial a qualquer negócio. 

Vai poder também assistir a mais de dez concertos de bossa nova, fado, samba, MPB e DJ’s. Entre os artistas que vão marcar presença no Palco Bossa estão a cantora brasileira Fernanda Abreu, mãe do pop brasileiro e madrinha do funk carioca, que atua a 8 de junho, pelas 20h15, com os maiores sucessos dos seus 33 anos de carreira a solo.

No dia seguinte, à mesma hora, poderá ouvir uma das vozes de Natiruts, Izabella Rocha, que leva o espetáculo “Bella ao Vivo”, no clima da bossa nova e do reggae power. Em ambos os dias, às 22 horas, há concerto de Sylvinho Blau Blau com clássicos dos anos 80.

A diversão está também garantida com a presença dos blocos de Carnaval Sardinha Imperial no dia 8 e Bué Tolo no dia 9, ambos às 18h45. Conheça a programação completa no site oficial do evento

Pelo meio, pode provar as especialidades que têm vindo a conquistar os paladares portugueses, desde brigadeiros, a coxinhas, dadinhos de tapioca, pratos como moqueca, acarajé e muito mais. No recinto há também um Espaço Kids, com diversões e atividades para entreter os miúdos ao longo dia dia, num evento que vai agradar a toda a família.

Há várias marcas giras para conhecer.

Este ano, o Bossa Market traz mais uma novidade: o Espaço Experience SheerMe. A startup portuguesa, ligada a serviços de bem-estar, irá permitir aos visitantes do evento explorar a tecnologia da aplicação, de forma interativa, e poderem aproveitar por lá os serviços de bem-estar e beleza. Qualquer pessoa que adquirir um bilhete, vai receber um valor de 5€ na carteira virtual da SheerMe, através de um código de carregamento exclusivo.

Mais que um simples mercado, o Bossa Market assume-se também como um ponto de encontro para a comunidade brasileira em Portugal, de forma a matarem saudades da sua terra natal. O evento destaca também a importância da conexão entre os dois países, numa altura em que os portugueses estão mais abertos a conhecer o estilo de vida brasileiro.

O Bossa Market vai estar aberto no sábado e domingo, 8 e 9 de junho, entre as 11 horas e a meia-noite. O bilhete custa 5€ e pode comprá-lo online. O valor sobe para 10€ a partir das 18h30, nos dias do evento, na bilheteira local. Miúdos até aos 11 anos têm entrada gratuita. Para estar a par de tudo, pode seguir o Bossa Market no Facebook ou Instagram e visitar o site oficial. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA