Sob iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, começaram no dia 8 de julho as obras para a construção de edifícios destinados a Habitação Jovem em Carcavelos. O projeto terá 52 apartamentos, no total, com tipologias entre T1 e T4.
A Quinta da Bela Vista, em Sassoeiros, foi o local escolhido para a construção do empreendimento, num lote com uma área de cerca de 4.900 metros quadrados. Está integrado no Projeto Municipal de Habitação em Carcavelos, para o qual foi aberto um concurso público em 2019.
Gil Correia Nunes de Menezes Cardoso foi o vencedor, entre as 80 propostas entregues, ficando responsável pelo design e estrutura do bloco de edifícios. O júri considerou que o projeto do arquiteto tinha por base uma “solução urbana que possibilita uma conexão franca e amável com o tecido urbano existente. O projeto sugere ainda que o sistema de paisagem seja tratado de modo unitário.”
A distribuição e quantificação dos apartamentos prevê que cerca de 75 por cento seja atribuído a residências de tipologia familiar. Vão estar divididas em três: Familiar + e Familiar, destinadas a agregados com média de dois a três filhos ou a coabitação jovem; e Simples, concebidos para jovens recentemente independentes, solteiros ou em casal. Os restantes 25 por cento deverão ser atribuídos exclusivamente a residências de estudantes.
A assinatura do Auto de Consignação da empreitada decorreu a 8 de julho deste ano. Contou com a presença dos responsáveis pelas empresas de construção e fiscalização, assim como de Nuno Alves, presidente da União das Freguesias de Carcavelos e Parede e Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
A autarquia considera que este novo polo de edifícios “é mais um passo importante para garantir melhores condições de vida e oportunidades para os jovens da nossa freguesia e concelho”. O investimento do projeto ronda os 19 milhões de euros e está inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A data prevista para a conclusão da construção é fevereiro de 2026.