na cidade

Cascais é a primeira capital portuguesa do voluntariado

O arranque oficial aconteceu esta segunda-feira, 29 de janeiro. Estão programados diversos eventos sob esta temática ao longo do ano.
Um dos programas do concelho é o “Voluntários Jovem Cascais”.

“Em Cascais, voluntariado é cidadania”, como refere a autarquia. Os números não mentem: atualmente, o município conta com cerca de 18 mil voluntários e mais de 100 organizações promotoras de voluntariado. Em 2022, entre o voluntariado jovem, o voluntariado ambiental, passando pelo voluntariado relacionado com o bem-estar animal, e outros, foram realizadas 1.260.564 horas de voluntariado no município.

Não é de admirar, portanto, que Cascais tenha sido escolhida como a Capital Portuguesa de Voluntariado em 2024. Para o município, este é “um reconhecimento do trabalho realizado nesta área”. Com o objetivo de oficializar a escolha, nesta segunda-feira, 29 de janeiro, decorreu no Palácio da Cidadela de Cascais, a Cerimónia de Abertura da Primeira Capital Portuguesa do Voluntariado, numa iniciativa da Confederação Portuguesa do Voluntariado, que pretende promover e valorizar esta área em Portugal.

Como município eleito, Cascais compromete-se a desenvolver, ao longo de 2024, um programa composto por diversas atividades ligadas ao voluntariado, reforçando uma temática que já integra a própria identidade do concelho, como assegura a autarquia. 

“Sentimo-nos muito honrados de termos sido escolhidos como a Primeira Capital Portuguesa do Voluntariado”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. “Esta iniciativa faz parte daquilo que nós consideramos o exercício da democracia, o exercício do poder do povo. Não da democracia representativa, mas, neste caso, da democracia colaborativa. Se todos tivermos este espírito de colaborar, de acrescentar qualidade e não apenas quantidade, de facto faremos um concelho de Cascais muito melhor”, concluiu. 

Já para o presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, Eugénio Fonseca, “para além do reconhecimento e da valorização do trabalho do voluntariado em Cascais, queremos que através deste exemplo, outros municípios se mobilizem a seguir Cascais, para podermos ter uma taxa de voluntariado ao nível daquilo que é a taxa europeia”.

A entrega da Bandeira da Capital Portuguesa do Voluntariado ao Município de Cascais foi um dos momentos mais aguardados e simbólicos do evento, que contou com a presença em palco dos elementos que compõem a equipa da Divisão de Voluntariado da Câmara Municipal de Cascais, criada em 2022, tendo como missão promover uma cultura de voluntariado local, enquanto exercício de cidadania ativa e solidária.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quis deixar uma mensagem, ainda que não pudesse estar fisicamente presente na cerimónia, através da qual salientou que “esta cerimónia vem sublinhar a importância do trabalho que tantos entre nós, diariamente, formal ou informalmente, exercem. Voluntários na ação social e cívica, na saúde, na cultura, no ambiente, no desporto. Acrescentando valor, contribuído para construir comunidades mais fortes e resilientes”.

A cerimónia.

No final da cerimónia, foi apresentado o programa de atividades para 2024, pelo diretor municipal, Luís Almeida Capão. Deste modo, “a comunidade e os vários agentes de voluntariado terão ao seu dispor, ao longo do ano, um serviço municipal de qualidade e exclusivamente dedicado à temática do voluntariado”, começou por referir.

O acesso gratuito dos voluntários e das organizações promotoras de voluntariado a programas de formação certificada, bem como a diversos workshops de partilha de boas práticas, promovidos pelos serviços municipais, são outros dos pontos apontados. Sem esquecer uma série de eventos “que valorizam e reconhecem publicamente a importância do trabalho voluntário”, como por exemplo, o Festival do Voluntariado, que terá lugar nos dias 24 e 25 de maio.

Como Capital Portuguesa do Voluntariado, Cascais terá também a seu cargo a organização do X Encontro Intermunicipal do Voluntariado, a acontecer em novembro deste ano.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA