na cidade

Cascais investe 330 milhões de euros em habitação pública

"Este é o maior e mais ambicioso plano de habitação que Cascais conheceu", admite Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal.
Imagem: CMC

Cascais é o concelho com a renda média e valores de compra mais altos do distrito de Lisboa, como lhe contámos neste artigo. Há, neste concelho, uma fatia da população com grande poder de compra, em contraste com quem sente dificuldade em manter as contas em dia. As dificuldades no acesso à habitação colocaram o setor em crise, um pouco por todo o País, mas atingindo com maior incidência as famílias de baixo rendimento.

Por esse motivo, algumas autarquias definem estratégias locais, que possam ajudar a combater localmente os problemas nesta área. Cascais é um desses casos e, esta semana, foi dado mais um passo no sentido de criar novas soluções habitacionais no concelho. 

No passado dia 18 de março, numa reunião do executivo, foram aprovadas por unanimidade propostas para a aquisição e reabilitação de novos fogos destinados à habitação social. Para a autarquia, este foi mais um passo na concretização da Estratégia Local de Habitação, que prevê um investimento de 330 milhões de euros até 2028. 

A estimativa da Câmara Municipal é a de conseguir, assim, colocar no mercado mais de 3 mil imóveis, nas quatro freguesias do concelho. Somados aos atuais 3 mil fogos de habitação social que estão a ser reabilitados, “irão duplicar o parque habitacional municipal”, aponta a autarquia.

Dentro das propostas, estão a aquisição de 79 novos fogos, a reabilitação de 73 prédios de habitação social e ainda a construção de novas casas e compra de terrenos. “Em Cascais, trabalhamos para que todos se sintam em casa e possam erguer os seus projetos de felicidade”, sublinha o município.

“Este é o maior e mais ambicioso plano de habitação que Cascais conheceu, mesmo considerando o PER — Plano Especial de Realojamento, iniciado em 1993″, afirma Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, garantindo que o município tem os “instrumentos financeiros e a capacidade técnica” para liderar “esta grande reforma na habitação pública colocando Cascais como referência no País”. 

“Apesar de ser um dos concelhos do País com maior parque habitacional público, Cascais atribuiu prioridade estratégica à habitação, estando na vanguarda das políticas municipais de habitação a nível nacional”, refere o município. 

Dentro do valor total de investimento da Estratégia Local de Habitação de Cascais, 162 milhões de euros serão financiados através de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num acordo estabelecido entre a autarquia e o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IRHU), em 2022. Acordo este que, segundo a Câmara de Cascais, “está numa fase final de renegociação dos valores, fruto de uma atualização da estratégia municipal”. 

Conheça os valores de investimento dos cinco pilares em que assenta a Estratégia Local de Habitação de Cascais. 

— Construção nova: 136.922.480 milhões de euros

— Compra de terrenos: 30.823.728 milhões de euros

— Aquisição: 27.878.267 milhões de euros

— Aquisição e reabilitação: 14.850.000 milhões de euros

— Reabilitação: 10.574.286 milhões euros

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA