Bastam 50 segundos, e um ecrã dividido ao meio, para o Turismo de Cascais mostrar os benefícios de se viver e trabalhar neste cantinho da costa atlântica. As imagens revelam duas realidades distintas e chegariam para explicar, de forma simples e muito visual, a satisfação de quem escolhe este destino para trabalhar remotamente.
Por mais que a imagem valha por si só, o narrador enfatisa que, em Cascais, “David é mais produtivo, mais criativo e, em geral, mais feliz”. O conceito passa por mostrar que o nómada digital, tal como a expressão indica, pode trabalhar a partir de onde quiser, mas que é precisamente esse “onde” que faz toda a diferença.
A produção mostra David em Londres, retratando-a como uma cidade impessoal, fria e chuvosa, em oposição à solarenga e acolhedora vila de Cascais, situada perto do mar, com vistas deslumbrantes e inúmeras esplanadas e espaços ao ar livre onde o jovem pode trabalhar. A rotina torna-se mais agradável e os mais de 300 dias de sol que temos por cá são também um fator de diferenciação apontado no vídeo — tal como ser uma zona com centros de negócio e de tecnologia por perto.
É esta a mensagem de “Remote Workers”, que tem feito sucesso desde que foi lançado, em 2022, no âmbito de uma campanha promovida pelo Turismo de Cascais para atrair nómadas digitais. Aos vários prémios que já arrecadou, soma agora mais um, recebido num evento que premeia os melhores filmes de turismo a nível mundial.
O filme ficou em segundo lugar na lista dos Melhores Vídeos sobre Cidades Destino Turístico, na 35.ª edição dos World Tourism Film Awards, que decorreu a 22 de novembro, em Valência, Espanha. O primeiro prémio da categoria foi atribuído ao filme polaco “Bielsko-Biała — A city always for people”.
“O teletrabalho já é uma tendência — que começou com a pandemia da Covid-19 — e veio para ficar. São vários os profissionais que descobriram que é possível trabalhar em qualquer sítio e com o mesmo nível de eficiência e proatividade. Cascais, uma vila que alia o estilo de vida citadino à descontração da natureza, é o destino de excelência para aqueles que sempre quiseram ter um escritório com vista para o mar ou para a serra”, garante o Turismo de Cascais.
A verdade é que têm surgido vários espaços de cowork, em Cascais, uma “vila recheada de espaços onde é possível trabalhar e, ao mesmo tempo, usufruir dos 30 quilómetros de costa e os mais de 300 dias de sol por ano”, reforça a instituição, apontando o Mercado da Vila, o Mercado de Carcavelos ou o Mercado Municipal de São Pedro do Estoril como pontos de encontro que merecem a visita, após o trabalho, para aproveitar a gastronomia e o convívio, seja de que nacionalidade for.