As obras de modernização da Linha de Cascais e da expansão da rede do Metropolitano de Lisboa vão obrigar à suspensão da circulação de comboios da CP durante dois fins de semana. De 24 a 25 de fevereiro e de 2 a 3 de março, não haverá comboios a circular entre o Cais do Sodré e Algés.
A interdição terá início às 23 horas do dia 23 de fevereiro e terminará às 2 horas do dia 26 de fevereiro. No fim de semana seguinte, o cenário será idêntico: não há transporte entre as 23 horas do dia 1 de março e as 2 horas do dia 4.
“Estas interrupções nestes dois fins de semana prendem-se com a construção da linha circular do Metropolitano de Lisboa, que envolve a construção de um novo túnel para ligação da nova estação Santos à atual estação Cais do Sodré”, afirmam a Infraestruturas de Portugal (IP), a CP e o Metropolitano de Lisboa.
A construção do túnel será efetuada em técnica de escavação a céu aberto, situação que “implicará a realização de alterações provisórias do traçado da Linha de Cascais”. Esta é uma zona da cidade com vários desafios de ordem técnica e de infraestruturas, incluindo ao nível do subsolo, que exigem uma “intervenção com a maior segurança e rigor” que não será compatível com a circulação dos comboios da CP.
A realização destes trabalhos prende-se também à construção de um novo átrio (poente) na estação de Metro do Cais do Sodré, com dois acessos diretos à superfície para a plataforma da CP. O objetivo é melhorar o escoamento dos clientes que utilizam os serviços de transporte e “proporcionar um aumento da intermodalidade entre os diversos operadores”.
Para minimizar os constrangimentos com a suspensão do serviço do CP nos dois fins de semana, o Metropolitano de Lisboa, a CP, a IP e a Carris anunciaram algumas medidas. Haverá um circuito alternativo em autocarros, no trajeto Cais do Sodré/Algés e inverso, com paragens em Santos, Alcântara-Mar e Belém, bem como um circuito direto entre os dois destinos.
Quanto à Carris, poderão ser utilizadas as carreiras 15 E, 751, 714, 728, 727, 732, 201 (rede da madrugada). De Algés para o centro da cidade, podem ainda apanhar os autocarros 723, 729, 750, 751, 727, 728.
Os autocarros ao serviço da CP estarão identificados e estarão equipados com rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, não sendo permitido o transporte de bicicletas.