na cidade

Circulação de comboios entre Oeiras e Cascais vai estar suspensa

A interrupção acontece devido às obras de modernização da Linha de Cascais e da expansão da rede do Metropolitano de Lisboa.
Haverá autocarros.

As obras de modernização da Linha de Cascais vão obrigar à suspensão da circulação de comboios da CP. A empresa anunciou que, a partir desta segunda-feira, 11 de março, deixará de haver ligação ente Cascais e Oeiras e vice-versa em determinados horários.

A suspensão acontecerá durante as noites de segunda-feira a sábado, e aos domingos durante quase todo o dia. Para minimizar os constrangimentos com a medida, haverá um circuito alternativo em autocarros entre as 22h30 e a 1h30 durante a semana, e das 20h30 à 1h30 aos sábados. Ao domingo haverá transporte rodoviário assegurado entre as 5h30 e as 10h30 e das 19h30 à 1h30.

Os autocarros ao serviço da CP estarão identificados e equipados com rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, não sendo permitido o transporte de bicicletas. Estes irão parar em Cascais, Monte do Estoril, Estoril, São João, São Pedro, Parede, Carcavelos e Oeiras.

A empreitada de modernização da Linha de Cascais tem um orçamento de 31,6 milhões de euros, com início em dezembro de 2022. Além das obras, está prevista a migração do sistema de eletrificação em corrente contínua, único no sistema ferroviário nacional, para 25 kV em corrente alternada — transformação que implica a troca total da catenária entre Cais do Sodré e Cascais.

Por fim, espera-se com esta intervenção criar um novo sistema de sinalização e controlo de velocidade, sistemas de videovigilância e beneficiações de estações e apeadeiros. A renovação da frota de comboios está incluída na encomenda de 117 novos comboios, mas a entrega só será concluída daqui a três anos.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA