O 25 de Abril, é, sem dúvida, uma das datas mais relevantes da história nacional. A Revolução dos Cravos, ocorrida em 1974, foi fundamental para restituir a liberdade ao povo português, que vivia sob um regime de ditadura. O dia é assinalado todos os anos como forma de comemorar a liberdade, a cultura e a democracia, com diversas atividades programadas em vários concelhos, incluindo Cascais.
Este ano, a partir das 10 horas, terão lugar desfiles com a participação de sete bandas filarmónicas do Movimento Associativo Cultural e Recreativo do concelho. O desfile em Cascais inicia-se às 10h30 na Avenida D. Carlos, seguido de um concerto programado para as 11 horas, na Praça 5 de Outubro.
Entre os grupos participantes estão a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Sportiva Alvidense; Banda da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira; Banda Filarmónica da Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra; Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Paredense (SMUP); Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa e Musical de Carcavelos; Banda Filarmónica do Grupo de Solidariedade Musical e Desportiva de Talaíde; e Banda do Grupo Recreativo Dramático 1.º de Maio de Tires.
A Parede também terá será palco de concentrações, onde a cerimónia de hastear a bandeira está marcada para as 9 horas, acompanhada pela atuação da Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Paredense. Em Carcavelos, a iniciativa terá lugar às 9h30, com a performance da Banda Filarmónica da Sociedade Musical de Carcavelos.
As comemorações, à semelhança de anos anteriores, prometem reunir centenas de munícipes nas ruas do concelho, para celebrar este marco dos 51 anos da Revolução dos Cravos. A programação detalhada pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Cascais.
