na cidade

É oficial: está aberta a época balnear no concelho de Cascais

Entre 1 de maio e 15 de outubro, todas as praias do concelho têm vigilância e outros serviços, para comodidade e segurança dos banhistas.
Praia da Conceição, Cascais. Foto: CMC

O facto de maio ter começado com temperaturas abaixo dos 20 graus, alguma chuva e céu encoberto, não impediu que a Câmara Municipal de Cascais cumprisse o plano de abertura da época balnear no primeiro dia do mês. Está, oficialmente, aberta a temporada de praia de 2024 nos areais do concelho.

Cascais volta, assim, a ser o primeiro município do País a abrir a época balnear, que se estende até dia 15 de outubro. Desta forma, durante os próximos cinco meses e meio, vão estar mais de 50 nadadores-salvadores a vigiar as 13 praias balneares do concelho, dez delas com bandeira azul. 

Na cerimónia oficial de abertura, que aconteceu na Praia de Carcavelos, na manhã desta quarta-feira, 1 de maio, estiveram presentes membros do executivo cascalense, os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e outras entidades municipais. “Vamos ter, certamente, mais um ano de sucesso nas praias do concelho de Cascais”, disse o presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras, que também agradeceu “às equipas que trabalham durante todo o ano, para que se possa usufruir de praias seguras”. 

Sabendo que muitos cascalenses gostam de aproveitar a zona costeira durante todo o ano, e até mesmo dar alguns mergulhos nos meses mais frios, a autarquia garantiu a presença de nadadores-salvadores em seis praias do concelho, durante o inverno. 

“Está provado que nas praias vigiadas os acidentes são muito menores. Temos tido zero mortes nos últimos anos, o que é um sinal bastante positivo. Devemos respeitar a sinalética das praias, as recomendações dos nadadores-salvadores, e ter uma especial atenção às crianças”, apontou o Capitão do Porto de Cascais, José Marques Coelho, durante o mesmo evento.

Esta época balnear vai contar, como é habitual, com a utilização de vários equipamentos, como o trator de limpeza de areias da Cascais Ambiente e as Moto 4 da BraveHeart, de forma a manter as praias limpas e aptas para receber os banhistas. 

Os jovens “Maré Viva”, um dos programas de voluntariado de verão da Câmara Municipal de Cascais, vão também voltar aos areais do concelho, em breve, com a missão de assegurar o apoio na manutenção dos acessos e outras iniciativas ligadas à temporada de banhos. O programa já tem inscrições abertas para jovens residentes ou estudantes no concelho de Cascais, com idades entre os 12 e os 30 anos.

Destaca-se ainda o programa “Praia Acessível, Praia para Todos” que, este ano, vai estar nas praias de Carcavelos, Tamariz e Conceição. Estes três areais oferecem comodidades exclusivas para pessoas com deficiência e os seus acompanhantes, como zonas de sombra só para este grupo, cadeiras de transporte de miúdos no areal, painéis de praia com áudio-guia, acessível através de QR code, e folhetos informativos em braille nos postos Maré Viva.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA