na cidade

Está de volta o projeto que o ensina a mergulhar para ajudar a recolher lixo no mar

As inscrições para o "Mergulha por Cascais" estão abertas até 3 de fevereiro, para jovens entre os 18 e 30 anos.
Dia de mergulho na Baía de Cascais. Foto: Movimento Claro

Para quem adora o mar e atividades aquáticas e tem vontade de participar em ações destinadas a cuidar do meio ambiente, esta é a iniciativa perfeita, juntando dois em um. Através do projeto “Mergulha por Cascais”, vai poder aprender a fazer mergulho, ao mesmo tempo que poderá ter um papel ativo na limpeza dos oceanos. 

O projeto, criado em 2021, pelo Movimento Claro, organiza oito limpezas subaquáticas por ano, na Baía de Cascais, entre o final de abril e o início de outubro. “Nestas limpezas contamos não só com o apoio da comunidade piscatória de Cascais, que realiza o transporte dos mergulhadores para a zona de limpeza, mas também com o apoio de diversos tipos de voluntários”, refere a organização.

“Após o sucesso das últimas três edições, em que foram recolhidas várias toneladas de lixo marinho, o projeto está de volta”, refere a Associação Juvenil Claro. A iniciativa tem por base a escolha de um local de mergulho na Baía de Cascais, para a remoção de resíduos e respetiva monitorização, através da organização de limpezas subaquáticas mensais, realizadas pela equipa de mergulhadores voluntários. 

Cada limpeza é acompanhada de fichas de registo de lixo marinho cujas informações são posteriormente partilhadas na plataforma “Padi dive against debris”, que faz a monitorização da recolha de resíduos marinhos a nível mundial.

Algum do lixo recolhido numa limpeza, em 2023.

O projeto procura também dar oportunidade aos jovens do concelho que queiram ser parte ativa na remoção do lixo, integrando a equipa de mergulhadores voluntários. Para isso, o “Mergulha por Cascais” promove a atribuição de bolsas de mergulho anuais para o curso PADI Open Water Diver, com comparticipação de 80 por cento do valor. 

Poderão candidatar-se todas as pessoas com interesse em integrar a equipa de mergulhadores voluntários, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, residentes em Cascais, e que assumam o compromisso de ajudar, pelo menos, em cinco limpezas subaquáticas.

Para realizar a candidatura, terá de assinar um compromisso de honra, bem como enviar uma carta de motivação, uma cópia do cartão de cidadão, um questionário médico preenchido e um comprovativo de residência para o email cascais@nullmovimentoclaro.org. O compromisso de honra e o questionário médico encontram-se no site do Movimento Claro. As inscrições estão abertas até dia 3 de fevereiro, sábado. 

Em 2024, as limpezas estão agendadas para as seguintes datas: 27 de abril, 11 de maio, 8 de junho, 22 de junho, 13 de julho, 27 de julho, 10 de agosto e 21 de setembro. Poderão sofrer alterações mediante as condições climatéricas na altura. No final de outubro, será inaugurada uma exposição fotográfica e uma escultura feita com o lixo recolhido, em local a designar. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA