Nos dias mais quentes, não há quem resista a uma boa esplanada para saborear o cocktail mais fresco da carta, a dois passos da praia mais próxima. Em Cascais, a oferta é vasta e bastante variada, o que torna difícil a escolha. No concelho, existem 17 praias, das quais 13 são balneares.
E se umas são ideais para passar o dia em família, outras são o spot perfeito para os surfistas ou quem procura simplesmente estender a toalha e relaxar ao sol. Há uma praia para todos os gostos, mas a questão que se coloca é simples: qual é a praia mais bonita de Cascais? Para terminar com as discussões, pedimos aos leitores da New in Cascais para votarem na sua favorita.
A lista era composta por 13 opções balneares: a Praia das Avencas, Praia da Azarujinha, Praia de Carcavelos, Cresmina, Praia do Guincho, S. Pedro do Estoril, Praia da Conceição, Praia da Duquesa, Praia das Moitas, Praia da Parede, Praia da Poça, Praia da Rainha ou Praia do Tamariz.
A votação foi clara. Com 57 por cento dos votos, o primeiro lugar foi conquistado pela Praia do Guincho. Em segundo lugar, com 13 por cento dos votos, temos a Praia de Carcavelos, enquanto em terceiro lugar ficou a Praia da Rainha, com 10 por cento dos votos.
A Praia do Guincho é considerada uma das mais ventosas do País e, por isso, é das primeiras opções para os fãs de desportos aquáticos, como surf, windsurf ou até para lançar papagaios de vento. A prova disso são as diversas provas que acontecem na praia durante o verão, como o Campeonato Nacional de Surf e Bodyboard.
No entanto, caso prefira apenas descansar, tem à sua disposição 800 metros de areal que convidam a estender a toalha. Outra das vantagens é a acessibilidade, uma vez que pode deslocar-se de bicicleta através de uma das ciclovias mais antigas do concelho. Há ainda um parque de campismo por perto. Todos estes detalhes fizeram com que a ganhasse a distinção, em 2012, no concurso “Sete Maravilhas, Praias de Portugal”.
Nem a Sétima Arte ficou indiferente à beleza do Guincho. Em 1969, as dunas cascalenses entraram no mundo da espionagem com o filme “007 – Ao serviço de Sua Majestade”, realizado por Peter R. Hunt. Tudo começa com uma perseguição na estrada do Guincho e termina já na praia, onde o agente secreto, interpretado por George Lazenby, acaba por salvar a Condessa Tereza de Vicenzo (Diana Rigg).
Além da Praia do Guincho, vários outros locais serviram de cenário ao filme, como Cascais ou a Serra da Arrábida.

Além disso, faz parte da lista de praias distinguidas com o selo Qualidade de Ouro pela Quercus. Para receber esta distinção, a água tem de respeitar vários critérios, como uma classificação “excelente” nas cinco últimas épocas balneares, e os resultados da época anterior têm de ser consistentes em vários indicadores de qualidade microbiológica.
Carregue na galeria para ver algumas imagens do filme “007 – Ao serviço de Sua Majestade” que colocou a Praia do Guincho no radar de Hollywood.