Nos últimos anos, os espaços verdes e a preservação da natureza têm sido tópicos cada vez mais discutidos. A necessidade de agir contra as alterações climáticas e o aumento progressivo de extinção de espécies é cada vez mais urgente, não só para a melhoria geral das condições de vida, como para deixar algo para as gerações futuras.
É neste sentido que foram criadas reservas e parques naturais por todo o País, de momento contando-se mais de 50 áreas naturais protegidas, como um Parque Nacional e 13 Parques Naturais. Um deles é o Parque Natural Sintra-Cascais, cujas características e elementos únicos lhe concederam o reconhecimento de Património Mundial pela UNESCO, na categoria de paisagem cultural.
O parque conta com uma área de mais de 14 mil hectares, apresentando falésias, dunas e outras formações costeiras a um maciço montanhoso com mais de 500 metros de altura. Devido às particularidades geológicas do local, é recorrente o nevoeiro, atribuindo à serra uma camada de misticismo e mistério e tornando este lugar ainda mais popular.
Esta terça-feira, 15 de outubro, assinala-se o 43.º aniversário da implementação desta área protegida, e, para celebrar, as autarquias de Cascais e Sintra prepararam uma série de atividades gratuitas para marcar a ocasião. As iniciativas decorrem em vários pontos do território, desde a Quinta do Pisão e a Pedra Amarela até à Peninha, já no concelho vizinho.
Estas propostas estão agendadas para o fim de semana de 19 e 20 de outubro, incluindo passeios, workshops e peddy papers ligados à natureza. Para se inscrever nestes programas, deve enviar um email para atividadesnatureza@nullcascaisambiente.pt para os que tiverem lugar no concelho de Cascais. Para os que estão no concelho de Sintra, existe um formulário próprio, disponível online.
Conheça abaixo o programa completo das comemorações do Dia do Parque Natural Sintra-Cascais.
19 de outubro
9h15 às 13 horas — Percurso pedestre “Peninha, entre a Serra e o Mar” (CM Sintra).
15 às 17 horas — Peddy Paper da Biodiversidade na Quinta da Ribafria (CM Sintra).
16 horas — Percurso da Fauna e Flora do Passadiço na Quinta da Ribafria (CM Sintra).
17h30 às 19 horas — Passeio “Fauna da Quinta do Pisão”.
20 de outubro
9h30 ao meio-dia — Workshop de iniciação à fotografia de vida selvagem na Quinta do Pisão.
10 horas ao meio dia — Caminhada no Trilho do Pedra Amarela e Trilho do Cabeço da Raposa no Pedra Amarela Campo Base.
Das 10 às 11 horas e das 11h30 às 12h30 — Passeio sensorial na Quinta do Pisão.
11 horas — Percurso de Valorização da Flora Espontânea da Quinta da Ribafria, com Fernanda Botelho (CM Sintra).
15 às 17 horas — Workshop “Desenhar a Natureza”, na Quinta do Pisão.
15 horas às 17h30 — Caminhada nos passadiço da Duna da Cresmina e aula de ioga.