na cidade

Este refúgio perto do mar nasceu num campo de macieiras. Fica a 35 minutos de Cascais

As árvores inspiraram o nome do novo alojamento em Sintra. Reúne o melhor do campo e da praia, para uns dias de relaxamento.
Um lugar super tranquilo.

Para conseguir tirar uns dias de descanso longe da confusão da cidade, com a tranquilidade do campo e os ares da praia, não precisa ir muito longe. Na verdade, há sítios com estas características, onde poderá relaxar, a cerca de meia hora de Cascais. Perfeito para fugir à rotina numa escapadinha de fim de semana, descobrimos um refúgio para passar uns dias de férias sem perder tempo em grandes viagens. 

A Casa Macieiras, em São João das Lampas, Sintra, é um bom exemplo disso. Acordar com os passarinhos e fazer uma caminhada até à praia da Aguda são dois dos privilégios da zona. Fica também a poucos minutos da famosa praia do Magoito, com o seu extenso areal. 

O alojamento de linhas modernas é um projeto de Dinis Dórdio, apaixonado assumido por “tudo o que é ligado ao campo e ao mar”. Hoje vive nas Azenhas do Mar, aldeia costeira no litoral sintrense, mas nem sempre teve a sorte de morar perto da praia. Em 2012, o arquiteto de interiores de 40 anos mudou-se para Bruxelas com o marido, que trabalha na Comissão Europeia — sempre com a ambição de, um dia, poder regressar.

Nos dois anos em que lá esteve, viu chegar à Bélgica muitos emigrantes que tinham dificuldade em encontrar um sítio para morar. “Comecei a desenhar um modelo de negócio para ajudar os expatriados, que estavam na Comissão Europeia, a encontrar uma casa. Daí nasceu a Fica, uma empresa que acompanhava todo o processo de mudança e que também estava ligada à gestão das propriedades”, conta. 

Quando regressou a Portugal, em 2014, não deixou o projeto morrer. Dedicou-se ao negócio acabou por crescer naturalmente. No início, o foco era única e exclusivamente a gestão de propriedades nas áreas de Lisboa, Sintra e Cascais, mas acabou por estender a atividade ao mercado imobiliário de luxo e, consequentemente, à gestão das casas de clientes que compravam para investimento.

“O gosto por esta área sempre esteve presente na nossa família, até porque a minha avó paterna já tinha um monte de turismo rural no Alentejo, nos anos 70”, confessa Dinis. O grande objetivo não é oferecer uma estadia, mas sim “uma experiência única” a quem ficar hospedado num dos alojamentos geridos pela empresa.

No meio de tudo isto, sentiu que ainda faltava algo. Já tinha um bom portfólio, mas queria incluir uma casa que tivesse um cunho mais pessoal. Um refúgio a que pudesse chamar seu. A oportunidade surgiu em agosto de 2021, quando encontrou uma “moradia inabitável” em São João das Lampas, Sintra. “Achei que era o momento certo, por isso comecei a tratar da reabilitação do imóvel. Foi um projeto feito quase do zero”.

Durante um ano, dedicou-se a limpar o terreno e a reforçar a parte da estrutura que não estava em condições. Com as obras, aproveitou para “abrir a casa para a parte exterior”, para que os hóspedes pudessem ter maior contacto com a natureza. O que mais o apaixonou foi a proximidade da praia, “num sítio completamente de campo”. 

“O terreno ficava mesmo no meio dos campos de macieiras que existem em Fontanelas”, revela o responsável. Estas árvores serviram de inspiração para o nome do alojamento, que abriu ao público em outubro de 2023: Casa Macieiras. Afinal, três delas encontram-se no interior da propriedade. “É um sítio especial para mim, porque deixei aqui a minha alma e tem o meu cunho pessoal. Fiz parte integrante do processo desde o início até ao final”.

Com cerca de 60 metros quadrados, a moderna moradia com paredes brancas é composta por um quarto com cama de casal, uma cozinha, sala de jantar e de estar em open space, e duas casas de banho. Uma delas serve a zona exterior, para quem vem da praia conseguir tomar um duche rápido antes de entrar em casa.

Já no terreno, com cerca de 1.300 metros quadrados, encontra-se ainda uma zona de refeições ao ar livre, um jardim, uma estufa e uma horta, com legumes que podem ser recolhidos por quem pernoitar por lá. “Já tivemos a primeira plantação, que nos deu cerca de 49 quilos de batata doce, rabanetes, couves, salsa, mirtilos, cebolas. É tudo sazonal, por isso vai mudando consoante a época”, refere. Para este ano, os planos passam por adicionar uma piscina à oferta.

Com capacidade para receber dois hóspedes, a Casa Macieiras é um refúgio mais intimista. Quanto à decoração, o arquiteto de interiores optou por misturar “peças antigas” com alguns detalhes modernos, bem como recordações de viagens que fez. Pode encontrar, por exemplo, um tapete que veio diretamente de Marrocos, um móvel de cozinha que chegou de Paris ou peças de madeira feita por carpinteiros de Alcochete.

Se ficou com vontade de passar uns dias neste alojamento, saiba que os valores da estadia começam nos 125€ por noite. As reservas podem ser feitas online. 

Carregue na galeria para conhecer melhor esta casa de férias. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA