na cidade

Farto de ver os mesmos conteúdos? Vai ser possível fazer reset ao algoritmo do Instagram

A rede social está a testar uma opção que vai permitir aos utilizadores reiniciar as recomendações automáticas.
Pode começar do zero.

Se está cansado de ver sempre os mesmos conteúdos no seu feed ou nos stories do Instagram, temos boas notícias: vai ser possível reiniciar o algoritmo. A rede social anunciou que está a testar uma nova funcionalidade que permitirá aos utilizadores ajustar as recomendações de conteúdos sempre que desejarem um recomeço.

Esta alteração foi introduzida para assegurar que os adolescentes tenham acesso a conteúdos mais adequados e diversificados. “Queremos garantir que todos, especialmente os adolescentes, tenham experiências seguras, positivas e apropriadas para a sua idade, sentindo que o tempo que passam no Instagram é valioso”, lê-se numa publicação da rede social do grupo Meta Platforms.

A nova funcionalidade será igualmente interessante para aqueles que estão fartos de ver sempre o mesmo tipo de conteúdos e pretendem explorar novos temas e perfis. O processo de reset é simples e pode ser realizado em poucos cliques.  

Basta aceder ao menu de definições e selecionar “conteúdos sugeridos”. Aí, encontrará a opção para realizar um “reset de conteúdo sugerido”, onde o Instagram solicitará que o utilizador reveja quem está a seguir e os temas frequentemente exibidos nos anúncios antes de confirmar a decisão de reiniciar o algoritmo. Após a confirmação, o histórico será eliminado.

Atualmente, este recurso encontra-se em fase de teste e será lançado globalmente em breve. O intuito é fornecer aos adolescentes “novas maneiras de moldarem a sua experiência no Instagram, permitindo que esta continue a refletir as suas paixões e interesses à medida que evoluem”.

Entretanto, os utilizadores continuam a manter algum controle sobre as recomendações. Ao tocar nos três pontos ao lado de cada publicação, é possível informar o algoritmo se considerou o conteúdo interessante ou não. Esta funcionalidade foi introduzida logo após o lançamento das “contas para adolescentes”, destinadas a utilizadores com menos de 16 anos.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA