Uma viagem de comboio nem sempre significa ficar entalado numa pequena multidão de passageiros que só querem chegar ao trabalho ou regressar a casa nas horas de ponta. Felizmente, este meio de transporte é capaz de oferecer experiências inesquecíveis, seja de dia ou de noite.
Se nunca considerou esta opção para viajar entre países, o melhor é pensar duas vezes. Principalmente agora, que os Caminhos-de-Ferro eslovenos lançaram uma nova aventura ferroviária para este verão.
Desde o final de abril que está a circular um comboio que atravessa três países e oito vilas e cidades em apenas duas horas. É uma nova versão de uma rota de cinco horas que foi suprimida há mais de 30 anos, e que agora foi reativada para os meses de verão, estando a funcionar até 30 de setembro.
A nova linha, gerida pelos Caminhos-de-Ferro Eslovenos, segue uma linha ferroviária construída há mais de 150 anos durante o império austro-húngaro e percorre Itália, Eslovénia e Croácia. O comboio parte da cidade portuária de Trieste, no nordeste de Itália, e continua o seu caminho até à Eslovénia, onde terá paragens em quatro estações:Sežana, Divača, Pivka e Ilirska Bistrica.
Daí segue depois para a Croácia, onde pára em Šapjane e Opatija Matulji, antes de chegar ao seu destino final, Rijeka. O serviço parte da estação de Villa Opicina, em Triste, às 7h50, e chega à cidade croata às 9h54. Já no sentido inverno, parte às 18h25 e chega à paragem de Itália às 20h40.
O melhor de tudo é mesmo o preço: os bilhetes simples de adulto para toda a viagem têm preços a partir de 8€. Também é possível comprar bilhetes individuais para cada etapa, caso pretenda entrar e sair do comboio. O comboio vai circular até 30 de setembro, mas os operadores gostavam de tornar a rota permanente no futuro.