Depois de uma semana que bateu recordes de calor, julho chega ao fim, mas não vai deixar de estar quente. As temperaturas mantêm-se altas, ainda que a semana comece com aviso amarelo. Desta vez, o motivo para esta sinalização é chuva e trovoada, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Esta segunda-feira, 29 de julho, prepare-se para calor, mas também pode ser preciso usar guarda chuva. As temperaturas atingem os 33 graus de máxima e os 22 de mínima. No entanto, o céu vai estar nublado durante a maior parte do dia. O vento começa a aumentar ligeiramente à tarde, mas não espere correntes de ar fortes. De manhã ao final do dia, a possibilidade de ocorrência de trovoada e aguaceiros fortes colocam o concelho sob aviso amarelo.
Terça-feira, 30 de julho, o verão volta à normalidade. Os termómetros marcam 32 graus de máxima e 20 de mínima. A possibilidade de chuva desapareceu, tal como o alerta amarelo do dia anterior. O céu mantém-se limpo durante o dia e o vento não vai ser forte, com intensidade máxima de 17 quilómetros por hora à tarde. Todas estas condições convidam-no a um dia ideal para passar na praia, mas não se esqueça de se proteger: o índice de radiação UV atinge o nível bastante elevado de 8 (numa escala de 11), aumentando durante a semana.
A partir de quarta-feira, 31 de julho, o tempo vai arrefecer ligeiramente. As temperaturas mínimas previstas mantêm-se nos 20, mas as máximas descem para os 29 graus. De resto, pouco mais se altera em relação aos dias anteriores. O céu mantém-se limpo e o vento fraco, moderado a partir da tarde. O índice de radiação também se mantém igual.
Agosto começa esta quinta-feira, com um aumento ligeiro da intensidade do vento. A partir do meio-dia e até ao final da tarde, o vento pode chegar aos 25 quilómetros por hora. De resto, o céu continua predominantemente limpo durante todo o dia e não se prevê qualquer alteração nas temperaturas em relação a quarta-feira. Ainda assim, não se esqueça de se proteger do sol: o índice de radiação aumenta, passando de 8 para 9.
Sexta-feira, 2 de agosto, deverá ser uma réplica do dia anterior. Os termómetros continuam a marcar 29 graus de máxima e 20 de mínima e, se houver nuvens no céu, serão muito poucas. Prevê-se que este dia seja um bocado mais ventoso, mas não muito intenso. De resto, são as recomendações do costume: proteja-se e tenha cuidado com a radiação. Se quiser dar um mergulho, prepare-se porque a temperatura média da água será de 17 graus.
No fim de semana, a temperatura máxima prevista desce para 28 graus no sábado, mas volta logo aos 29 no domingo, sendo que a mínima não se altera. O vento mantém-se moderado em ambos os dias, mais tranquilo no dia 3 de agosto. Contudo, a previsão do Windguru aponta para ventos superiores a 30 quilómetros por hora no domingo à tarde. Quanto ao céu, pode contar com mais dois dias praticamente sem nuvens.
Se não consegue dispensar um gelado na sua ida à praia, mas quer ter em conta quais são as opções mais saudáveis, veja na galeria abaixo os gelados da Olá deste verão, ordenados do menos ao mais calórico.