na cidade

Marque na agenda: estes são os feriados e pontes que pode aproveitar em 2024

O novo ano traz algumas oportunidades para ter vários dias seguidos de descanso.
Marque na agenda.

Mal o ano começou e muitos portugueses já só pensam nas escapadinhas de fim de semana e nas férias que querem marcar em 2024. Por isso, está na altura de começar a olhar para o calendário deste ano e perceber quais os feriados e pontes que poderá aproveitar. 

O ano começou da melhor maneira, com um feriado nesta segunda-feira, 1 de janeiro, que foi o primeiro fim de semana prolongado de 2024. Agora, terá de esperar um pouco, porque o próximo feriado só surge em março.

A Sexta-Feira Santa vai celebrar-se no dia 29 de março, o que pode servir para tirar umas mini férias de Páscoa, que calha no domingo, 31 de março. Segue-se o 25 de Abril, que será numa quinta-feira, com hipótese de colar uma folga ou um dia de férias no dia seguinte e ficar com um fim de semana comprido.

Para contar com uma nova ponte tem de esperar até ao feriado de Corpo de Deus, que vai calhar a 30 de maio, quinta-feira. Antes disso, pode ainda descansar um dia no Dia do Trabalhador, a 1 de maio, quarta-feira.

Para os lisboetas, um dos melhores meses é junho, com dois feriados numa só semana: o Dia de Portugal (10 junho), que este ano será numa segunda-feira, e o feriado municipal, o Dia de Santo António, assinalado a 13 de junho, quinta-feira. Os oeirenses contam ainda com o feriado municipal a 7 de junho, uma sexta-feira. 

Apesar de passar despercebido, no pico de verão também há um feriado: o Dia da Assunção de Nossa Senhora, a 15 de agosto. No próximo ano, será uma quinta-feira. Depois de um mês inteiro sem feriados, chega finalmente outubro — mas não traz boas notícias, já que o feriado de dia 5 calha precisamente num sábado. Em novembro, no dia 1, pode descansar no Dia de Todos os Santos, sexta-feira, mais um fim de semana prolongado.

O mês de dezembro também não vem com notícias agradáveis, uma vez que os feriados de 1 (Restauração da Independência) e 8 (Dia da Imaculada Conceição) calham a um domingo. Em 2024, o dia de Natal será celebrado mesmo a meio da semana, numa quarta-feira. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA