É uma tradição incontornável. Todos os anos, coloca-se uma (ou várias) estrelas no pinheiro de Natal, seja no topo ou até penduradas nos ramos. O que nunca pensámos foi ver uma versão cósmica, ou seja, a representação de uma árvore formada apenas por estes corpos celestes luminosos.
A NASA divulgou esta terça-feira, 19 de dezembro, uma fotografia de um conjunto de estrelas com o formato de um dos maiores símbolos desta época. Localizado na Via Láctea, a aproximadamente 2500 anos-luz de distância da Terra, o fenómeno destaca-se ainda pela nebulosa em tons de verde, que remete para a quadra festiva.
Conhecida como NGC 2264 ou “Christmas Tree Cluster” (“Conjunto Árvore de Natal”, em tradução livre), a imagem refere-se a um grupo de astros jovens, com idades entre um e cinco milhões de anos e que variam em tamanho: algumas são 10 vezes menores e outras sete vezes maiores do que o Sol.
Por trás da captura, estão dois telescópios espaciais, o Observatório de Raio-X Chandra e o Telescópio Espacial Hubble, revela informação no site oficial da agência norte-americana. No final, a imagem foi girada em cerca de 160 graus para que o topo da árvore ficasse na parte de cima.
Os cientistas explicam que, por vezes, ocorrem alterações na espessura do gás que escurece as estrelas, devido aos discos de gás circundantes. Este é o motivo da formação da nuvem que pinta de verde as luzes azuis e brancas destas estrelas jovens.
“Isto faz-nos sentir o espírito natalício”, comentou o célebre astronauta Buzz Aldrin, piloto da missão Apollo 11, que se tornou o segundo homem a pisar a Lua. Na publicação original, a NASA também aproveitou para fazer uma referência ao clássico de Michael Bublé: “Está a começar a parecer que é o cosmos”.
A NGC 226 é uma galáxia localizada na direção da constelação de Andromeda. Trata-se de uma região do céu que inclui também as brilhantes bolas de Natal azuis. A zona foi descoberta pelo astrónomo William Herschel, em 1784, através de um telescópio refletor.
It's beginning to look a lot like cosmos. 🎶
Our @ChandraXray Observatory recently spotted the blue-and-white lights that decorate the "Christmas Tree Cluster," a swarm of stars and gas some 2,500 light-years from Earth: https://t.co/VT2WaLgp77 pic.twitter.com/HrnrmxRyd7
— NASA (@NASA) December 19, 2023