A Boomland orgulha-se de ser a casa do tão conhecido Boom Festival há já 25 anos, mas a Herdade da Granja, em Idanha-a-Nova, tem outra missão além de organizar um dos festivais mais famosos de Portugal: o de conectar as pessoas com a natureza durante todo o ano. Foi assim que nasceu a Boomland School, em 2021.
Desde 2012 que a Herdade da Granja realiza cursos dedicados à sustentabilidade, permacultura e agrofloresta durante a primavera, o verão e o outono. Agora, preparam-se para abrir um novo curso já em setembro, dedicado à eco-construção. Entre os dias 12 e 15 de setembro os participantes poderão aprender tudo sobre as diferentes técnicas de construção natural, desde estruturas residenciais a outras instalações.
“Será uma oportunidade para aprofundar o conhecimento de práticas ecológicos e materiais naturais, fundamentais para a preservação do ecossistema”, sublinham. O curso pretende ensinar novas formas de construção sustentáveis capazes de reduzir a pegada de carbono. Por essa razão, destina-se primordialmente a arquitetos, construtores e proprietários que queiram, ou estejam já no processo de, desenvolver atividades na área da construção e design sustentáveis. No entanto, qualquer pessoa com interesse nesta área pode inscrever-se
O curso será guiado pelo CRU — Arquitectura e Investigação. Além de ser muito ativo na difusão de conhecimentos de construção ecológica, sobretudo através de workshops, este atelier no Alentejo mantém premissas de construção assentes na ética, na estética e na qualidade energética dos materiais locais.
Haverá uma componente teórica, correspondente a apenas 20 por cento, e uma prática que irá completar a maioria do curso. Se quiser adquirir o pacote completo que inclui estadia em quartos partilhados e refeições, o valor será de 548€. No caso de ter apenas interesse em comprar o curso em si, o preço é 400€. As inscrições podem ser feitas online.