na cidade

No Dia Internacional dos Museus, o Marégrafo de Cascais vai estar aberto aos visitantes

A iniciativa acontece este sábado, 18 de maio. Vai poder conhecer o observatório que está há 140 anos em funcionamento.
Imagem: CMC

“É o único observatório no mundo, dedicado ao estudo das marés, que ainda se encontra a funcionar”, refere a Câmara Municipal de Cascais. A afirmação diz respeito ao centenário Marégrafo de Cascais, em funcionamento desde 1882, que poderá ser visitado por todos este sábado, 18 de maio.

A iniciativa insere-se nas celebrações do Dia Internacional dos Museus, assinalado nessa data. Se nunca visitou o espaço, esta é uma ótima oportunidade para ficar a conhecer aquele que é um dos primeiros observatórios europeus dedicado ao estudo das correntes e marés e o único marégrafo que ainda hoje funciona em perfeitas condições, com registos contínuos há mais de 140 anos.

“Com um mecanismo analógico de Amédée Philippe Borrel, a informação que regista permite-nos saber, por exemplo, que desde o início do seu funcionamento até hoje, o nível médio do mar subiu, em Cascais, cerca de 20 centímetros”, afirma o município. Tem, desta forma, permitido conhecer a evolução dos oceanos ao longo do tempo “e o impacto das alterações climáticas, permitindo também identificar fenómenos naturais, como erupções vulcânicas e tsunamis”, conclui. 

Além desta função, o Marégrafo de Cascais marca o zero altimétrico de Portugal continental, ponto a partir do qual se medem as altitudes do nosso território. Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1997, está atualmente enquadrado num programa de revitalização museológica e, por isso, recebe visitas guiadas, tanto para o público em geral, como para escolas. No entanto, este sábado, o espaço estará aberto para receber todos os visitantes curiosos para conhecê-lo. 

A iniciativa realiza-se entre as 10 horas e as 14h30. Porém, neste intervalo de tempo, há horários específicos para entrar: 10 horas, 10h55, 11h50 e 13h45, com visitas de 45 minutos de duração. Para mais informações e inscrições nesta atividade, deverá contactar o número 214 815 950 ou o email museumar@nullcm-cascais.pt. O Marégrafo situa-se no Passeio Maria Pia de Sabóia, em Cascais.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA