É oficial: já terminou o verão. Ainda que para algumas pessoas não seja uma boa notícia, o outono tem muitos elementos que o tornam uma estação agradável, como a beleza das paisagens e temperaturas que começam a justificar ambientes mais acolhedores e casacos, sobretudo para quem não gosta de calor. Apesar do clima continuar ameno, convém estar a par dos dias em que vai precisar sair de casa com guarda-chuva, de acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Nesta segunda-feira, 23 de setembro, a máxima chega aos 23 graus, com as mínimas a apontar 14 graus. De um modo geral, o céu vai estar coberto com nuvens durante a manhã, mas começa a abrir a partir do princípio da tarde, podendo esperar céu limpo depois das 15 horas. O vento vai estar moderado durante a tarde, mas não deve ultrapassar os 20 quilómetros/hora. A radiação UV ainda justifica que se tenham cuidados: atinge o nível 6, numa escala de 11.
Os verdadeiros dias de outono começam na terça-feira, dia 24. As temperaturas pouco alteram em relação ao dia anterior, sendo que a mínima sobe para os 15 graus. A tendência do vento também é de acalmar, não ultrapassando os 20 quilómetros/hora, tal como na véspera. No entanto, o céu vai deixar de ter sol a brilhar: apesar de estar parcialmente nublado durante a manhã, prevê-se que esteja encoberto durante todo o dia. A chuva também começa a dar indícios de que vai regressar, com aguaceiros durante o final da tarde e noite.
Dia 25 de setembro, quarta-feira, as condições não melhoram. Apesar de se verificar uma subida nas temperaturas, com 24 graus previstos de máxima e 20 de mínima, o céu vai estar coberto durante a maior parte do dia. O vento também aumenta de intensidade, sobretudo durante as horas de almoço. A partir da tarde, pode esperar aguaceiros e chuva fracos.
Na quinta-feira, dia 26, a chuva é praticamente garantida: a probabilidade de precipitação atinge os 98 por cento. Os termómetros apontam para 24 graus de máxima e 17 de mínima. O vento mantém-se moderado até ao final da tarde, altura em que começa a ficar fraco.
Para sexta-feira, 27 de setembro, há boas notícias: em princípio, não há chuva e pode contar com céu limpo. A temperatura máxima volta a descer para os 23 graus, e a mínima para 14. O vento estará moderado a partir do meio-dia, mas sem rajadas muito fortes.
O último fim de semana de setembro é marcado por bom tempo, sem probabilidade de chuva. No sábado, dia 28, pode esperar céu pouco nublado e temperaturas entre os 13 e os 23 graus. Quanto ao vento, de acordo com a plataforma Windguru, vai estar fraco durante todo o dia, apenas atingindo um valor máximo de 15 quilómetros/hora ao final da tarde.
Domingo, 29 de setembro, as previsões também apontam para céu pouco nublado e as temperaturas pouco se alteram, subindo apenas um grau de máxima e mantendo-se igual na mínima. O vento deverá estar fraco durante todo o dia, mal ultrapassando os 10 quilómetros/hora.
Se quiser aproveitar para dar um passeio perto da praia para apanhar ar fresco, também pode aproveitar para visitar a mostra de fotografia do Capítulo Perfeito, na NOVA SBE. Carregue na galeria para ver algumas das imagens expostas.