na cidade

Outubro começa quente e com pouco vento em Cascais, mas pode chover

Quarta e quinta-feira são os dias com maior probabilidade de precipitação, segundo as previsões do IPMA e do Windguru.
O último dia de setembro é marcado por sol.

A mudança para o horário de inverno está para breve, os dias vão começar a ficar cada vez mais frios e é possível que alguns enfeites de Natal sejam colocados nas ruas este mês. No entanto, é possível que ainda não seja preciso ter de usar casaco nos próximos dias, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), ainda que o guarda-chuva não esteja totalmente fora de questão.

Para esta segunda-feira, 30 de setembro, está previsto um dia quente em Cascais. As temperaturas máximas podem chegar aos 28 graus, com mínimas previstas de 16 graus. O céu vai estar limpo durante a maior parte do dia, mas pode haver períodos com cobertura parcial por volta da hora de almoço. A intensidade do vento é fraca durante a manhã, ganhando mais intensidade durante o princípio da tarde, ainda que não seja significativa.

Na terça-feira, 1, chega o mês de outubro e o céu vai estar coberto com mais nuvens, havendo alguns períodos com sol durante a manhã e o princípio da tarde. O vento, de um modo geral, vai ser fraco, não ultrapassando os 15 quilómetros/hora. Quanto às temperaturas, ainda que a mínima suba para 17 graus, a máxima desce para 26 graus, um valor ainda elevado para a estação do ano e o mais baixo desta semana.

A 2 de outubro, quarta-feira, aumenta a probabilidade de chuva, atingindo os 73 por cento de possibilidade. O céu vai estar nublado durante a manhã, abrindo ligeiramente a partir do meio-dia. À partida, os aguaceiros caem a partir do princípio da tarde, ainda que as previsões apontem para chuva fraca. As temperaturas voltam a subir, tanto nas mínimas como nas máximas, podendo atingir os 19 e os 27 graus, respetivamente. O vento vai estar fraco durante a manhã, tornando-se moderado durante a hora de almoço, mas sem ultrapassar os 20 quilómetros/hora.

Quinta-feira, dia 3, a chuva pode voltar, mas é menos provável que aconteça, apresentando 61 por cento de possibilidade de precipitação. No entanto, as previsões apontam para que esta ocorra sobretudo durante a madrugada, com o céu a abrir a partir do meio-dia. Quanto às temperaturas, a máxima prevista é de 26 graus, enquanto que a mínima é de 17. À partida, este é o dia mais ventoso da semana, sendo o único com ventos a ultrapassar os 20 quilómetros/hora.

O céu limpo regressa na sexta-feira ao princípio da tarde, depois de uma manhã coberta com nuvens altas. As temperaturas permanecem praticamente inalteradas, verificando-se apenas uma descida nas mínimas, que passam a ser de 16 graus. O vento durante a manhã vai ser fraco, soprando a partir das 15 horas para níveis moderados.

O primeiro fim de semana de outubro começa com, em princípio, céu pouco nublado. As temperaturas enquadram-se na média das do resto da semana, com 27 graus de máxima e 16 de mínima. De acordo com a plataforma Windguru, o vento vai ser fraco durante a manhã e moderado durante a tarde. No entanto, estão previstas rajadas fortes, algumas a chegar aos 40 quilómetros/hora durante a manhã.

Esta intensidade de vento não se aplica no domingo, que tem previstos ventos fracos durante o dia todo. O céu deverá estar parcialmente nublado e os termómetros irão marcar 27 graus de máxima e 17 de mínima. Atenção, que pode ser preciso guarda-chuva: a probabilidade de precipitação atinge os 32 por cento.

Se quiser renovar o closet para entrar da melhor maneira na nova estação, carregue na galeria para ficar a saber mais sobre o Fall Market Stylista, que chega este fim de semana à FIARTIL.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA