Abriu em 2020, na Casa da Guia, e é daqueles espaços que nos transporta imediatamente para outro tempo e lugar. A sensação é de que os relógios abrandam o ritmo e a natureza envolvente nos afasta do movimento urbano. O Palaphita quis trazer a Amazónia para terras portuguesas, o que talvez explique a mística que os responsáveis, naturais daquela zona do Brasil, conseguiram ali criar.
Assume-se como um eco-lounge que cultiva as raízes amazónicas em tudo, desde o menu, ao ambiente e até no nome — tem origem num dos sistemas de construção, utilizados naquela zona, que consiste numa habitação criada sobre troncos ou pilares, comum em áreas alagadiças, já que deixa as casas numa altura que a água não alcança.
Pela localização e com uma vista incrível sobre o mar, tornou-se num spot bastante concorrido em qualquer altura do ano. A agenda de eventos ajudar também a dinamizar o espaço, que aposta em boa comida, bebida, música, bom ambiente e energia positiva, convidando os clientes a chegar e ficar. E, como não podia deixar de ser, este Carnaval é precisamente isso que querem proporcionar a todos aqueles que o visitem.
Os ritmos brasileiros vão marcar presença, sem esquecer as atividades para os mais novos ou até o Dia dos Namorados no calendário. Ao todo, há cinco dias de festa, num programa que tem início este sábado, 10 de fevereiro, com a apresentação do bloco Bué Tolo e um concurso que vai premiar a melhor máscara, a partir das 15 horas. Há ainda a presença de um DJ para que não falte música o resto do dia.
No domingo, 11 de fevereiro, a festa é para os miúdos, a partir das 14 horas, com pinturas faciais e um concurso de fantasias para os mais novos. O DJ estará também presente nesta data.
Na segunda-feira, 12 de fevereiro, poderá assistir ao concerto de Rodrigo Soltton, num tributo a Elton John, que vai embalar o final de dia, a partir das 17 horas, com DJ a seguir. Na terça-feira, dia 13, o Palaphita recebe o Valentine’s Pala Market, uma feira itinerante “com peças especiais para o Dia dos Namorados”, refere o espaço.
A festa só termina no dia 17 de fevereiro, sábado, com o ritmo da banda Samba Fixe, que vai tocar êxitos deste que é “o género mais brasileiro de todos”. O Baile da Caipivara tem início às 15 horas. Entre um passo de dança e outro, pode experimentar alguma das iguarias de inspiração amazónica que compõem o menu, beber um cocktail e apreciar a vista deslumbrante sobre o mar.