Produzido na mais pequena região vinícola do País, o vinho de Carcavelos é considerado por muitos como um dos melhores aperitivos portugueses. Pertencente ao grupo dos vinhos generosos, juntamente com os do Porto, Madeira e o Moscatel de Setúbal, a sua produção mereceu destaque graças ao Marquês de Pombal, tendo sido aperfeiçoada ao longo dos anos. Agora, pode fazer parte de um dos passos mais importantes na conceção de qualquer vinho: a colheita.
No dia 2 de setembro, segunda-feira, pode participar na Vindima no Mosteiro de Santa Maria do Mar. Nesta atividade, aberta a todas as pessoas residentes no concelho de Cascais, poderá apanhar as uvas, que serão depois transformadas no Vinho de Carcavelos.
A participação neste evento requer inscrição e as vagas são limitadas. Pode fazê-la no local, a partir das 8 horas, ou online, através do preenchimento de um formulário. Caso necessite de mais informações, pode enviar email para terrasdecascais@nullcascaisambiente.pt.
A abertura da sessão é às 9 horas, começando a colheita dez minutos depois. Esta dura duas horas até à pausa para café, que termina às 11h30, voltando de seguida ao trabalho. A apanha termina às 12h30, altura em que será o almoço.
Esta iniciativa é realizada pela Cascais Ambiente, no âmbito do programa Terras de Cascais. O objetivo é promover a agricultura urbana junto da comunidade e estimular o envolvimento dos munícipes no processo de recuperação do Vinho de Carcavelos.