na cidade
ROCKWATTLET'S ROCK

Prémios Cidade+ distinguem projetos da Cascais Ambiente e do Estoril Praia Futebol

Os projetos e campanhas realizados pelas empresas em prol do meio ambiente valeram uma distinção na primeira edição da iniciativa.

A primeira edição dos Prémios Cidade+, que distinguem projetos e organizações de limpeza urbana, aconteceu na passada terça-feira, 12 de dezembro. O evento, em que foram anunciados os vencedores, marcou o arranque do 5.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que decorreu de 12 a 14 de dezembro, no Autódromo do Estoril. Entre as empresas que foram distinguidas, destacam-se duas cascalenses: a Cascais Ambiente e o Estoril Praia Futebol.

Ao todo, concorreram cerca de 30 organizações, com mais de 60 candidaturas, que foram avaliadas nos parâmetros de Inovação, Sustentabilidade, Impacto e Replicabilidade. O objetivo destes prémios passa por “reconhecer projetos, iniciativas e investigação na área da limpeza urbana, que alcançaram um impacto significativo a nível nacional ou nas comunidades em que estão inseridos”, garante a organização.

A Cascais Ambiente recebeu o prémio na categoria Estratégia Municipal para a Sustentabilidade com o seu projeto “Recolha Seletiva de Biorresíduos em Cascais”. Esta categoria destaca projetos relacionados com a limpeza urbana ou recolha de resíduos, que contribuam para o cumprimento dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a promoção da Economia Circular e da Descarbonização das Cidades”.

Leia também o artigo sobre o projeto pioneiro da Câmara Municipal de Cascais, através da Cascais Ambiente, sobre a recolha de cápsulas em ecocentros especialmente dedicados a este tipo de resíduos. No primeiro ano foram recolhidas sete toneladas de cápsulas. Além dos serviços de limpeza urbana e recolha de resíduos com que iniciou a sua atividade, a Cascais Ambiente é responsável pela gestão de espaços públicos verdes urbanos, de jogo e recreio do concelho. 

Já o Estoril Praia Futebol, SAD foi distinguido na categoria Campanha do Ano, com a iniciativa “Equipamento Responsável”, partilhada nas redes sociais, que promoveu a reutilização dos equipamentos da temporada anterior para a nova época, feitos com material reciclado. Vestindo a causa da defesa do meio ambiente, com o objetivo de impulsionar o consumo sustentável, a equipa continuou a jogar com as camisolas usadas na época de 2022/2023. Este prémio enaltece a melhor campanha de comunicação ou sensibilização nas áreas de ambiente relacionadas com a limpeza urbana.

Os galardões entregues.

Zero Waste Lab, Precious Plastic Portugal, VEOLIA, AGERE, Olimec e Hidromaster foram outros dos vencedores desta primeira edição dos Prémios Cidade+. O vencedor de cada uma das categorias recebeu um prémio monetário de 5 mil euros, para além de um galardão que eternizará este reconhecimento.

“Os Prémios Cidade+ nasceram da nossa vontade de reconhecer os melhores trabalhos de Limpeza Urbana, das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Empresas, Associações sem fins lucrativos e pessoas em nome individual. Todos os que intervêm no espaço público puderam concorrer com os seus projetos, produtos, serviços e eventos. O número de candidaturas demonstra o interesse crescente pelos temas do ambiente que são locais. Todos os concorrentes estão de parabéns!”, sublinhou Luís Almeida Capão, presidente da Associação de Limpeza Urbana, organizadora da iniciativa.

ARTIGOS RECOMENDADOS