Antes de Portugal ser um País, já existiam populações a instalar-se em Cascais. Desde nómadas do período Paleolítico até aos últimos muçulmanos, podem encontrar-se espalhados pelo concelho vários vestígios da presença de outros povos no mesmo local. Um dos mais famosos foram os romanos, que dominaram a Península Ibérica durante séculos.
Ao longo dos anos, foram encontradas villae romanas em Cascais. A boa notícia é que vai poder visitar um dos sítios arqueológicos mais importantes do concelho este domingo, dia 29 de setembro. As escavações em causa são as de Freiria, localizadas em São Domingos de Rana.
Estas habitações consistiam em residências de luxo instaladas em zonas rurais, utilizadas pelas minorias mais ricas do Império. Serviam para a exploração de recursos agrícolas e agropecuários, assim como lugar de retiro para os proprietários, quando se queriam afastar das suas obrigações políticas e administrativas e da agitação das grandes cidades. No caso de Cascais, estas foram instaladas na periferia campestre de Olisipo, nome romano atribuído a Lisboa.
A atividade começa às dez horas e tem uma duração prevista de três horas. O ponto de encontro é na Avenida da República, em frente à Casa das Histórias Paula Rego, com o acompanhamento de técnicos da Câmara Municipal de Cascais.
A inscrição é gratuita e é feita através do preenchimento de um formulário próprio, que se encontra disponível online no site da Cultura Cascais. Para mais informações, pode ligar para o número 917 260 052.