As condições meteorológicas vão agravar-se nesta sexta-feira e sábado, 7 e 8 de junho, alertou a Proteção Civil, esta quinta-feira, dia 6. Existe mesmo a possibilidade da queda de granizo e um elevado risco de incêndios rurais, visto que as temperaturas vão subir até aos 36 graus em algumas regiões.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), citando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avisa ainda que as previsões apontam para a possibilidade de aguaceiros, que também poderão ser acompanhados por trovoadas nas regiões norte e centro de Portugal e por rajadas de vento fortes. A possibilidade de trovoadas secas não é excluída.
Nas zonas urbanas também poderão ocorrer inundações, derrocadas ou deslizamentos de terras e o piso rodoviário poderá acumular lençóis de água. Também se prevê que, devido ao mau tempo, caiam ramos de árvores e haja danos em infraestruturas de comunicação e energia.
O impacto destes efeitos pode ser minimizado se adotar comportamentos adequados, diz a ANEPC à “Lusa”, aqui citada pelo “Observador”. Nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes e de outros objetos que possam ser arrastados. Além disso, é importante garantir que as estruturas soltas, como andaimes e placards, estejam bem fixados.
Leia o artigo da NiT e conheça mais detalhes sobre o estado do tempo nos próximos dias.