É já esta semana, entre os dias 7 e 8 de junho, que decorre o Rally de Lisboa – Memorial Joaquim Santos. Ao todo, serão 60 equipas a participar na prova que atribui o título da Taça de Portugal de Ralis 2024. A competição, com partida e chegada em Belém, vai passar por nove concelhos, com 13 provas especiais de classificação, sendo que Cascais faz parte do percurso.
A prova automobilística arranca com cinco especiais na sexta-feira, 7 de junho, que passam pelos municípios de Mafra, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira, Alenquer e Cadaval. No sábado, 8 de junho, serão realizados mais oito troços, nos quais se inclui Sintra, terminando em Cascais.
Aliás, é precisamente na Marina de Cascais que vai decorrer, no sábado, o muito aguardado Super Especial, “um pouco à semelhança do que sucedeu em 1987, no Rali de Monte Carlo”, refere a Câmara Municipal de Cascais, apontando a final “inédita e espetacular” que ali se vai realizar, tal como aconteceu “em parte do traçado do Grande Prémio de F1, junto à Marina do Mónaco”. O Super Especial (PEC 13) de encerramento da prova foi detalhadamente planeado para acontecer no cenário da Marina de Cascais, em cima do paredão e com o oceano como pano de fundo, numa extensão de 1.500 metros.
Caso queira assistir, saiba que o evento vai passar naquele local pelas 17 horas. Um pouco antes, por volta das 15h30, Alcabideche receberá a PEC 11, num percurso cronometrado com cerca de cinco quilómetros. José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2) e o espanhol Diego Ruiloba (Citroen C3 Rally2) encabeçam a lista de participantes, à qual se juntam André Cabeças (Ford Fiesta R5) e Paulo Caldeira (Skoda Fabia Rally2 evo).
A cerimónia do pódio decorre junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, pelas 18 horas de sábado. Organizado pelo CPKA — Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, o Rally de Lisboa registou um enorme sucesso nas três primeiras edições, realizadas em 2021, 2022 e 2023, destacando-se no panorama nacional de ralis, assim como a nível internacional. Os pontos obtidos no Rally de Lisboa servem também para o para o TER — Tour European Rally, assim como para outros troféus.