No final de janeiro, foi celebrado o 11.º aniversário do Trilho Canino de Cascais. A iniciativa, que acontece nos últimos sábados de cada mês, tornou-se uma tradição tanto para a equipa da Associação São Francisco de Assis — Cascais (SFA) como para todos aqueles que, ano após ano, continuam a participar sempre que podem. A atividade é aberta a todos e, além de um passeio pela natureza, vai estar a apoiar animais ao abrigo da instituição.
Este é um projeto criado para promover a interação de voluntários com os animais alojados no Centro de Proteção de Cascais. Desta forma, possibilita-se aos cães residentes na SFA um momento especial, um passeio fora de portas, numa ação que tem um papel fundamental na interação e sociabilização dos patudos com pessoas, ao longo de uma caminhada, promovendo, ao mesmo tempo, o seu bem-estar.
Segundo a associação, esta iniciativa, ao permitir que os participantes confraternizem com os cães, pode torná-los potenciais adotantes, através da relação que criam com os animais. Realizada desde janeiro de 2014, a iniciativa mensal tem como paisagem de fundo o Parque Natural de Sintra-Cascais.
Para celebrar os 11 anos, foi realizada uma “cãominhada” especial, no dia 27 de janeiro, que passou pela Quinta do Pisão. “É com grande orgulho que continuamos a nossa tradição do Trilho Canino de Cascais. Este evento tão importante para os nossos cães não era possível sem o contributo de toda a nossa equipa e voluntários. Obrigado a todos os que participaram e fizeram esta manhã tão especial”, partilhou a associação, nas redes sociais.
Se quiser fazer parte de um dos próximos trilhos caninos, só tem de se inscrever (gratuitamente) através do telefone 214 870 095 ou do email geral@nullsfacascais.pt. A associação convida também os cascalenses a apoiar os animais ao seu cuidado com algumas doações. “Além do carinho e amizade para com os nossos amigos de quatro patas, apelamos apenas à solidariedade através de uma contribuição que pode traduzir-se em alimentação (ração sólida ou húmida para cães ou gatos), mantas e areia para os gatos”, sublinha.
As bases da associação foram criadas em 1997, na altura com o nome de Fundação São Francisco de Assis. Em 2001 ganhou novas instalações, onde se mantém até hoje o Centro de Proteção Animal de Cascais, com uma capacidade de acolhimento de cerca de 650 animais. “Atuamos em prol da saúde, proteção e bem-estar dos animais de companhia, abandonados ou perdidos do Município de Cascais”, refere.
Para saber mais sobre a associação, o trabalho que realiza, as atividades que promove e os animais que tem para adoção, pode visitar o site. E, quem sabe, visitar também o espaço físico, que fica no número 432 da Estrada Principal do Zambujeiro, em Alcabideche.
Carregue na galeria para ver algumas imagens de trilhos caninos já realizados.