Quando José Monroy decidiu trazer, para Portugal, uma competição com carros Porsche 997, em 2021, não imaginou que o evento chegasse aos ouvidos da marca especializada em carros desportivos tão rapidamente. Após duas edições de “glamour, potência e emoção”, a GT3 Cup (primeira designação da competição) ultrapassou as fronteiras portuguesas e foi reconhecida pela Porsche Motosport, que atribuiu a sua chancela ao troféu português organizado pela P21 Motorsport.
“Na altura, quando surgiu a ideia, adquiri vinte modelos 997 e decidi montar este troféu. A Porsche soube disto, acompanhou-nos e viu que fizemos um bom trabalho”, conta o piloto e manager da empresa que organiza o evento. Desde 2023 que passou a ser considerada uma competição oficial da marca e ganhou também um novo nome.
A Porsche Spring Challenge Ibérica (PSCI), da qual a NiT é media partner, já conquistou um lugar de referência nas corridas de velocidade em circuito na Península Ibérica, afirmando-se como a número um das competições de veículos GT.
A próxima edição arranca já no fim de semana de 13 e 14 de abril, no Circuito Estoril, e prossegue depois para o Autódromo Internacional do Algarve (7 e 8 de junho), Motorland, em Alcañiz (27 e 28 de julho), Valencia (14 e 15 de junho), Jerez (5 e 6 de outubro) e Barcelona (9 e 10 de novembro).
“A grande novidade deste ano, além da pista de Barcelona, é a entrada do modelo 992, um dos mais recentes”, adianta o responsável. Tanto os Porsche 992 como os 911 GT3 — um ícone do desporto automóvel — são verdadeiras máquinas de corridas, que podem chegar aos 100 quilómetros por hora em apenas quatro segundos.
O troféu, que já se tornou “a melhor, mais empolgante, em termos competitivos, e charmosa competição de velocidade nas pintas da Península Ibérica” conta com pilotos de qualidade e corridas muito disputadas. Entre os pilotos, Monroy, de 43 anos, destaca uma das mais jovens: Francisca Queiroz, que, com 17 anos, foi a primeira mulher a competir na Porsche Spring Challenge.
Para a vencedora da época de 2023, esta foi “uma experiência acima das expetativas”. “A rapidez dos meus adversários e o fair-play que sempre marcou todas as corridas, creio que também é algo que deva salientar e dar-lhes os parabéns por isso mesmo. Por fim, o facto de estarmos inseridos no Racing Weekend, fez sobressair ainda mais toda a competição. A forte adesão do público foi algo marcante e penso que poucos pilotos em Portugal tenham sentido essa paixão pelo “ desporto automóvel como nós na PSCI sentimos”, disse a jovem piloto.
O troféu é para todas as idades (desde os 16 anos) e destina-se a diferentes tipos de pilotos, desde os semiprofissionais aos gentleman drivers. A competição está dividida em diferentes categorias: Pro Am, AM e Gentleman Driver.
Em cada um dos fins de semana da prova haverá dois treinos livres com 40 minutos, um treino de qualificação (20 minutos), um warm up (20 minutos) e duas corridas mais uma volta (28 minutos).
Além das corridas, o Porsche Spring Challenge Ibérica vai oferecer uma série de atividade para “apelar ao público”. Entre as provas, por exemplo, vão abrir as pit lanes para dar possibilidade aos visitantes de observar de perto as garagens onde os mecânicos estão a preparar os últimos detalhes.
“É uma forma de terem mais contacto com os pilotos, trocarem conversas. Há também experiências com viaturas de outros carros de estrada que vão estar a fazer exercícios”, explica. No fundo, “há ocupação para o dia todo”.
Os bilhetes já podem ser comprados online. Os preços começam nos 8€ (bancada principal) e podem chegar aos 20€ (paddock com pit walk).