na cidade
ROCKWATTLET'S ROCK

Tem brinquedos em bom estado? Agora pode doá-los a quem mais precisa

A iniciativa Árvore de Natal Solidária nasceu em 2020 e convida à doação de jogos didáticos, puzzles e livros até 21 de novembro.

Para muitos, o Natal é uma época de união, partilha e empatia, um tempo dedicado à família e aos gestos de carinho. Embora a troca de presentes seja um dos momentos mais aguardados, esta altura do ano traz inúmeras tarefas a cumprir antes do dia 25 de dezembro. É preciso montar a árvore de Natal, comprar as prendas para familiares e amigos e preparar os doces típicos da época natalícia. No entanto, nem todos têm capacidade de vivê-la da mesma maneira e com o mesmo brilho.

A pensar nisso, a Câmara Municipal de Cascais uniu-se às Associações de Moradores do Concelho, em 2020, com a missão de ajudar as famílias mais carenciadas nesta altura do ano. A Árvore de Natal Solidária “visa promover a solidariedade entre todos, através da doação de brinquedos usados”, explica a Câmara Municipal de Cascais. 

A regra é apenas uma: os brinquedos devem estar em bom estado de conservação, para que possam ser entregues a miúdos carenciados. Além de ajudar o próximo, “fomenta a economia circular e, por consequência, a sustentabilidade, dando aos brinquedos uma nova vida nas mãos de outros miúdos”.

A recolha decorre até 21 de novembro nas Associações de Moradores do Concelho de Cascais. Saiba onde poderá entregar a sua doação através do link. Pode doar tanto brinquedos, como jogos didáticos, puzzles, livros e muito mais. 

Antes de serem entregues, os objetos vão ser alvo de uma triagem e posterior limpeza, antes de chegarem aos mais pequenos. Depois, estes vão ser distribuídos por cabazes, separados por género e por faixa etária, dos zero aos três anos, dos quatro aos seis anos e dos sete aos dez anos. Por fim, serão distribuídos por quem mais precisa. 

ARTIGOS RECOMENDADOS