Realizado anualmente, no mês de junho, o Festival Internacional do Cavalo Lusitano está de volta a Cascais para três dias dedicados àquele que é considerado o evento mais importante da raça a nível mundial.
De 28 a 30 de junho, o Hipódromo Manuel Possolo recebe a 35.ª edição do festival. O programa inclui diversas provas demonstrativas da beleza e funcionalidade do Cavalo Lusitano, dressage, equitação à portuguesa e uma prova internacional de equitação de trabalho, qualificativa para o Campeonato da Europa que se realiza em setembro, na República Checa.
No decorrer de três dias terá também lugar, no recinto, o Campeonato do Mundo de Modelo e Andamentos, tanto para machos como para fêmeas. Para dia 29 de junho, sábado, está marcado ainda um espetáculo, às 2 que conta com a apresentação de vários números equestres.
O prazo para a inscrição de animais nas provas terminou no passado dia 7 de junho. Agora, é esperar pelo fim do mês para assistir ao evento que, todos os anos, conta com a participação e presença de muitos criadores e entusiastas, nacionais e estrangeiros. A entrada é livre, mas se não conseguir ir até lá, saiba que o evento será transmitido por livestream.
No dia 28 de junho, sexta-feira, o festival tem início pelas
O evento é organizado pela Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (APSL), com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. A associação é responsável pela gestão do Stud-Book da raça, assegurando a sua pureza étnica e o seu aperfeiçoamento zootécnico e sanitário, assim como a sua divulgação, contando com 21 associações da mesma natureza, em todo o mundo.