na cidade

Vila de Cascais faz 660 anos e celebra num arraial com Toy e Marchas Populares

A Semana do Município realiza-se entre 7 e 13 de junho, numa programação onde se destacam os festejos de Santo António.
Vão ser 7 dias de festa. Imagem: CMC

Chegámos àquela época do ano em que as festas ao ar livre se multiplicam e fica difícil acompanhar a programação de concertos, arraiais, marchas e outros eventos típicos dos Santos Populares. A acrescentar à festa, é nesta altura que se celebra também o Dia do Município (7 de junho, aniversário da elevação de Cascais à categoria de vila, em 1364) e o feriado municipal (13 de junho, Dia de Santo António). Por isso, a autarquia decidiu promover a Semana do Município, entre as duas datas, com diversas iniciativas e animação em diferentes locais. 

“A Semana do Município 2024 conjuga cultura e diversão, recordando e celebrando a história e as tradições do concelho desde os tempos em que esta vila, outrora terra de reis e pescadores, foi elevada a município por D. Pedro I”, recorda a Câmara Municipal de Cascais, que programou sete dias de diversão para cascalenses e visitantes, de forma a celebrar os 660 anos da vila.

Um dos grandes destaques da semana é o Arraial de Santo António, que vai decorrer entre os dias 8 e 13 de junho, no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, com concertos de Toy, Quim Barreiros e muito mais. No sábado, dia 8, poderá assistir à apresentação das Marchas Populares de Cascais. 

Conheça toda a programação musical, assim como alguns eventos que vão marcar a vida do município nos próximos dias.

7 de junho (sexta-feira)

10 / 14 horas — Percurso pelos 660 anos da vila de Cascais para escolas. O Museu da Vila e o Museu do Mar Rei D. Carlos promovem uma visita encenada, num percurso com história, dramatizado pelos alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais, que termina com um baile no Clube da Parada, em celebração do aniversário do Museu do Mar Rei D. Carlos.

15 horas — Abertura das Festas de Tires.

19 horas — Cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito, no Edifício Cruzeiro da Academia de Artes do Estoril. Serão distinguidos e homenageados aqueles que, em Cascais, se destacaram no último ano em diferentes áreas, do desporto ao filantropismo.

8 de junho (sábado)

18h30 — Desfile das Marchas Populares de Cascais, com partida da Baía até ao Hipódromo Manuel Possolo. 

20 horas — Apresentação das Marchas Populares de Cascais, no Hipódromo Manuel Possolo. 

9 de junho (domingo)

20 horas — DJ Mário Sereno, no Arraial de Santo António, no Hipódromo Manuel Possolo.

22 horas — Concerto dos Arrebimba o Malho, com música popular, no Arraial de Santo António, no Hipódromo Manuel Possolo.

10 de junho (segunda-feira)

10 horas — Comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades na Praça 5 de Outubro, em Cascais.

20 horas — DJ Mário Sereno, no Arraial de Santo António, no Hipódromo Manuel Possolo.

22 horas — Concerto de Toy, no Arraial de Santo António, no Hipódromo Manuel Possolo.

11 de junho (terça-feira)

17h30 — Inauguração da exposição itinerante “50 anos do 25 de abril | 50 anos de conquistas | Cascais, 1974-2024”, que ficará patente no pátio da Casa Sommer, em Cascais, até dia 30.

20 horas — DJ Mário Sereno, no Arraial de Santo António, no Hipódromo Manuel Possolo.

22 horas — Concerto de Semibreve, no Arraial de Santo António, no Hipódromo Manuel Possolo.

12 de junho (quarta-feira)

22 horas — Concerto Carapaus Azeite & Alho, no Arraial de Santo António, Hipódromo Manuel Possolo. 

13 de junho (quinta-feira)

15 horas — Procissão de Santo António, com partida na Cidadela (Baía) de Cascais, que vai percorrer algumas das ruas mais icónicas da vila.

20 horas — DJ Mário Sereno, Arraial de Santo António, no Hipódromo Manuel Possolo.

22 horas — Concerto de Quim Barreiros, no Arraial de Santo António, no Hipódromo Manuel Possolo. 

O Arraial de Santo António é organizado pela Câmara Municipal de Cascais e pela Jovem Cascais, em parceria com algumas das associações juvenis do concelho, que têm aqui a oportunidade de angariar fundos para financiar as atividades desenvolvidas ao longo do ano.

Nos dias 8, 9, 10 e 13 junho, o recinto estará aberto do meio-dia à uma da manhã, e nos dias 11 e 12 junho, poderá visitá-lo entre as 18 horas e a uma da manhã. Por lá vai encontrar também uma zona de restauração, com diferentes opções gastronómicas, desde bifanas e sardinhas, a caracóis, caldo verde e outras opções. 

Um evento para toda a família.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA