Se até então poucos tinham ouvido falar dele, desde o passado sábado, 6 de abril, que um dos principais tópicos de conversa no X (antigo Twitter) é o Etna. O vulcão situado na costa da Sícilia, em Itália, começou a libertar anéis de fumo de uma cratera que surgiu recentemente no cume.
O fenómeno, adianta a Sky News, é muito raro e deve-se à combinação do formato do buraco com a rápida libertação de gás. Os vídeos onde a libertação dos anéis perfeitamente elípticos já se tornaram virais nas redes sociais.
“A cratera sudeste do Etna continua a soprar incontáveis anéis de fumo graciosos, um fenómeno nunca visto. Alguém disse ‘talvez por termos recebido tantas más notícias ultimamente, o Etna decidiu fazer algo simplesmente lindo’”, comentou um utilizador no X.
“Olha este registo incrível dos anéis de fumo do Etna! Os vulcões são uma maravilha da natureza impressionante e um dos principais responsáveis pela vida surgir e existir no nosso planeta. Respeitem estes gigantes”, escreveu outro.
Mount #Etna, has been blowing spectacular “smoke rings” into the sky. The "volcanic vortex rings", a rare phenomenon that is generated by the combination of rapid gas release & the vent shape, spewed out of a new crater that opened on Tuesday on Etna's summit.
© Associated Press pic.twitter.com/Ys54j6cSf1
— Erika (@ExploreCosmos_) April 6, 2024