na cidade

Will Smith reage a vídeo do meteoro que pintou o céu de Portugal: “Uma cena de filme”

O fenómeno impressionou o ator norte-americano. Será que vai servir de inspiração a um próximo trabalho?
O ator reagiu ao fenómeno.

O meteoro que pintou o céu de Portugal de verde e azul na noite de sábado, 18 de maio, não surpreendeu apenas os portugueses. Os vídeos do enorme clarão multiplicaram-se pelas redes sociais, com inúmeras partilhas. Um deles chegou a Will Smith, que reagiu ao fenómeno esta terça-feira, 21 de maio.

“Uau. Este é o tipo de vídeo que inspiraria uma cena de filme. Que vista incrível do meteoro em Portugal”, escreveu o ator norte-americano, numa publicação na sua página de Instagram, onde mostra o vídeo filmado pela portuguesa Milena Refacho. 

A jovem de 19 anos, que mora em Oliveira de Azeméis, Aveiro, estava numa festa com os amigos, a gravar um vídeo direto, quando o raio de luz passou pelo céu noturno. As imagens rapidamente se tornaram virais no Tik Tok e o vídeo conta com mais de 1,7 milhões de visualizações.

“Estou completamente chocada com isto, apanhámos em direto o que mal esperávamos”, escreveu a jovem de nacionalidade russa, nascida em Macau. No momento do clarão, Milena pensou que se tratava de uma enorme estrela-cadente, como explicou no Instagram. 

O incrível fenómeno foi avistado em diferentes distritos, de norte a sul do País, e captado em vídeo por muitas pessoas. O fragmento rochoso terá entrado na atmosfera em Badajoz, provocando um “clarão de luz” por todo o País. Desfez-se no céu e não chegou a atingir o chão.

O tom esverdeado deixado pelo rasto dos meteoritos, como o que apareceu este sábado em Portugal, deve-se à presença de certos minerais e elementos nestes fragmentos de corpos celestes. A entrada na atmosfera da Terra a velocidades extremamente elevadas, cria uma fricção que pode fazer com que se ilumine em cores diferentes.

O fenómeno é semelhante ao que ocorre durante o anoitecer, quando a luz do sol muda para uns tons de vermelho ou laranja. A diferença é que, neste caso, o processo é muito mais rápido e dramático devido à velocidade a que se desloca o meteorito.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Will Smith (@willsmith)

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA